Máscaras

Máscaras
Máscaras!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tarefa várias formas de máscaras.
Depois de ter feito várias leituras do texto pude perceber a importância das mascaras para o teatro. O Grupo Moitará dedica-se ao desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, que pensa a Máscara Teatral enquanto um elemento essencial, uma invenção que se coloca a serviço da vida. “A Máscara, sem sombra de dúvidas, é o mais representativo elemento de toda história do teatro e em todas as culturas são encontradas Máscaras como elementos de comunicação capazes de transmitir a essência da vida de seu povo”.
Um fator importante é que a Máscara Teatral não é um simples objeto artístico para cobrir o rosto, substituindo o trabalho de ator.
Diferentemente de um quadro ou uma escultura, a Máscara não pode "viver" sozinha. Acredito que se precisa de um rosto para viver. ”A fisionomia é um afloramento de linhas de forças que produzem seu sentido de vida. Cada traço, relevo - todo seu feitio - definem características relacionadas a um peso, uma idade, um ritmo, um comportamento. Sugerem um estilo de jogo com qualidade de energia específica. Propõem um estado de representação - apenas sendo possível vivê-lo diante de um pleno comprometimento físico do ator, imerso em um processo dinâmico inerente à Máscara”.
”Por isso tudo é importante o ator conhecê-la em todos os seus detalhes, desenvolvendo uma verdadeira amizade, relacionando-se com todos seus sentidos.
A linguagem da Máscara é feita de luz e sombra, de sons fortes e suaves, de silêncio, de movimentos e pausas, harmoniosamente contrapostos”.

Vários estilos de Máscaras:

Máscaras larvárias.

São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.

Máscaras Expressivas.

São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na ação física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra - máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara.

Máscaras Abstratas.

São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humano, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.

Máscara Neutra.

A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apóia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.

Meias-Máscaras.

São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos”, podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do cotidiano.

Tipos populares.

Atualmente o Moitará vem desenvolvendo um trabalho com Máscaras representativas de “tipos” popular brasileiro, buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade sugeridas pelas Máscaras, suas características típicas, assim como seus contextos culturais.




















Fonte: http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/ExpoFrame.htm.

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