Máscaras

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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tarefa 5 – Commedia dell’Arte
Em primeiro lugar gostaria de iniciar dizendo que commédia dell’arte significa literalmente comédia “da habilidade”. Este gênero teatral que durou aproximadamente dois séculos e meio exerceu grande fascínio por quase toda a Europa, o mais interessante da época era que o improviso marcou a história da comédia apresentada nas praças, imagino que ao ar livre para todos, somente com o tempo passou a ser apresentado no teatro, em prédios. O que mais poderia se notar era a visitar da família no teatro.
Um outro aspecto que me chamou atenção foi que: “Embora a participação feminina seja importante na comédia, às mulheres não usavam máscaras, e seus papéis estavam confinados às jovens amantes e as escravas”.
“Desse modo, pela primeira vez na Europa, com a Commedia dell'arte, uma companhia teatral era caracterizada por constituir um grupo de atores que viviam exclusivamente de sua arte. Era estabelecido assim uma organização nova, com atores especializados e bem treinados para exercer o seu ofício”.
Segundo o texto:” Este gênero teatral se caracterizava por uma dramaturgia que nascia da representação do ator. Os atores, além de terem uma intensa preparação técnica (vocal, corporal, musical...), representavam, geralmente, o mesmo personagem por toda sua vida, criando assim uma codificação precisa do tipo representado. Estes personagens-fixos representavam seguindo a estrutura de um roteiro. Não podemos negar que o uso da máscara na Commedia dell'arte foi extremamente importante, tanto que ficou conhecida como Commedia delle Maschere. A Máscara proporcionava o imediato reconhecimento do personagem pelo público. Os sentimentos, o estado de espírito desses personagens necessariamente engajava todo o corpo do ator, propondo um jogo dinâmico, direto, essencialmente teatral”.
Não podemos esquecer que na comédia tivemos vários personagens que contribuíram para o teatro como Pantalone, por exemplo, tem a postura fechada. Suas pernas são juntas, os pés ligeiramente abertos e os joelhos flexionados por causa da idade. Sua cabeça e seu quadril são para frente, deixando claro que seu apetite sexual parte da cabeça. Seu abdome é para dentro, revelando sua possessividade, e ainda que o instinto alimentar não seja seu problema. A máscara neste caso, seja por sua cor negra e por não propor uma caracterização tão rígida na sua expressão, possibilita que o personagem transite de um sentimento a outro com maior liberdade. São as circunstâncias nas quais o personagem se encontra que definem o tipo representado. Outro zanni que já existia do carnaval de Nápoles e passou a fazer parte da Commedia dell'arte foi Pulcinella. Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave. As criadas, não usavam máscaras. Elas geralmente ficavam a serviço da enamorada. Normalmente eram jovens, de espírito rude e sempre pronto a criar intrigas. Outras vezes eram mais velhas e podiam ser donas de uma taberna, a mulher de um criado ou objeto de interesse de um velho.
Entre os zannis, Arlecchino, proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Inicialmente segundo zanni, transformou-se pouco a pouco em primeiro, encarnava uma mistura de esperteza com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos. Muitos estudiosos dizem que a origem do nome Arlecchino está na palavra Hellequim – o chefe dos diabos que comandava um bando de espectros e demônios. Hellequim teria se transformado em Herlequim e posteriormente, em Harlequim.

O Dottore, que podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.

Algumas imagens:

Fonte: http://uab.unb.br/moodle/mod/resource/view.php?id=54624.
Livro semana 5.
Blog: http://fatimamel.blogspot.com/.
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