Máscaras

Máscaras
Máscaras!

sábado, 4 de setembro de 2010

A importância do planejamento na produção cênica

Em primeiro lugar gostaria de comentar que o planejamento é de suma importância para a produção cênica, “o caminho para o sucesso é o planejamento”. Acredito que tudo que vamos fazer deve ter um plano, um roteiro a ser seguido, pois são muitas as tarefas a serem feitas, e é por isso que o planejamento deve ser feito, ou seja, elaborado no teatro. Ma não só o planejamento mais o trabalho em equipe são de grande valia.
Um outro aspecto importante é a montagem teatral que sempre está em mudanças, e para isso devemos conhecer as formas de planejar que são as seguintes: “Um tipo apropriado é o planejamento para trás; definir o volume de trabalho para cada parte da operação; prever ordem de execução no trabalho; fazer cronograma detalhado de atividades”. E não podemos esquecer as fases do teatro; “Todo projeto teatral tem três fases teatrais distintas que devem ser trabalhadas em seqüência: Pré – produção, produção e pós-produção”. Mas, para que tudo isso ocorra o diretor deverá auxiliar os atores.
Não podemos esquecer que o criador cênico também tem seu papel, pois ele guia os técnicos sendo o ponto de referência para suas contribuições imaginativas, e também teve saber se comunicar, de maneira simpática e agradável a todos da produção. A necessidade de um artista cênico é porque o mesmo domina todo o espaço. Alias tudo acontece de maneira perfeita porque temos pessoas preparadas, tanto na parte de apresentação quanto nos bastidores.
O processo de criação e execução de uma produção cênica é como uma corrente, uma coisa liga a outra, cada profissional tem um papel, e o seu conhecimento, como já tinha citado o trabalho em equipe é muito importante na execução de um projeto. Pois precisamos do diretor, o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o iluminador, os atores dentre outros com habilidades técnicas e recursos diferenciados.
Segundo o texto é preciso: "Para participar dos grupos sociais, temos que negociar os significados que atribuímos às coisas com os significados que as outras pessoas atribuem a essas mesmas coisas. Como resultado, os significados vão sendo aceitos rejeitados ou transformados. Aos poucos são entrelaçados e formam uma grande teia - em permanente construção - que constitui a cultura do grupo". É só assim nessa permanência em grupo podemos alcançar nossos objetivos no mundo cênico, e traçar um plano , para obter sucesso.

Fonte: Textos da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário